A décima edição do Festival de Danças e Cantares, uma iniciativa da ALADI, realizou-se no dia 06 de julho, no Parque Desportivo da instituição. Seis instituições que prestam auxílio na área da deficiência intelectual marcaram presença no encontro. Attitude, Fusion Dance Studio, Ruxaxá ou Rancho das Sargaceiras também estiveram presentes.
Apesar de um dia solarengo, o frio não deixou ninguém indiferente, mas não abalou os visitantes, que se preparavam para assistir às comemorações da da décima edição do Festival de Danças e Cantares, que juntou seis instituições da área da deficiência intelectual, e quatro grupos convidados.
A ALADI abriu portas no passado dia 06 de julho, e a festa começou à hora marcada. Pouco a pouco, as instituições começaram a desocupar a sala que lhes estavam destinadas e, minutos antes da atuação, instalaram-se no exterior da ALADI e visitaram a feira de artesanato e as barracas com comes e bebes que estavam a decorrer em simultâneo.
Pelo palco, e ao longo de três horas, passaram centenas de utentes e variados grupos de dança. A anfitriã do evento, a ALADI, foi a primeira instituição a entrar em cena. Seguiram-se a CERCI Guarda, APADIMP de Penafiel, Fusion Dance Studio, CERCI Marco, Clube de Gaia da APPACDM DE V.N. Gaia e CAID de Sto. Tirso. A festa continuou com o grupo de dança Attitude, APPACDM da Maia, que sempre estiveram presentes nas 10 edições do festival, o Ruxaxá e, para terminar, o Rancho das Sargaceiras e Marítimos de Angeiras.