ALADI

Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual

ALADI

Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual

O plano de atividades socioculturais previsto para o ano 2019 é o que a seguir se apresenta e contempla uma calendarização de um rol de atividades diversas. Este plano está sujeito a alterações.

 

JANEIRO

Dia de Reis: Grupo de música da ALADI deslocar-se a diversas entidades, escolas, instituições para cantar as janeiras.

Caixa de Ritmos – Casa da Música: Conhecer linguagens e recursos musicais através das várias oficinas adaptadas a pessoas com Necessidades Especiais.

FEVEREIRO

Há música no parque, em Serralves: Envolver os clientes nas oficinas de Serralves direcionadas a pessoas com Necessidades Especiais participando na transformação de simples objetos do quotidiano em instrumentos musicais de forma a criar ritmos, batidas e sons inspirados nos sons da Natureza.

V Encontro de Desporto Adaptado: Atividade desportiva com familiares e piquenique na instituição.

MARÇO

Carnaval: Participação no desfile da freguesia e festa convívio na instituição.

As emoções nas quatro estações, em Serralves: Associar as estações às nossas emoções no Parque, mas também com cores e formas no Museu e nas exposições e acima de tudo, em nós mesmos!

Dia do Pai: elaborar um presente para oferecer aos pais.

ABRIL

32º Aniversário da ALADI: Realização de workshops e conferências abertas à comunidade com participação ativa dos clientes.

“Super sou eu” em Serralves: Participação em ateliês sensoriais, onde se exploram os 5 sentidos.

Páscoa: realizar trabalhos e lembranças alusivos ao tema. Participação dos clientes na visita pascal.

MAIO

Novena: Cedência da capela da instituição para a realização da novena, com a participação de alguns dos clientes.

Dia da Mãe: elaborar um presente para oferecer às mães.

Há Física no Som, na Casa da Música: Experiências feitas in loco mostram a relação entre música e ciência (física e acústica).

Francesinha Solidária 2019 – Realização de uma noite de francesinha para angariação de fundos e momento de encontro com clientes, famílias e comunidade.

JUNHO

Senhor de Matosinhos: saída a Matosinhos para visitar a feira e o parque de diversões. Realizar exposição de trabalhos no recinto de festa do Sr. Matosinhos

Banco Alimentar: participar na Campanha de recolha de alimentos promovida pelo Banco Alimentar; envolver clientes, direção, colaboradores e familiares na Campanha.

Colónia de Férias: Realização de uma viagem de alguns dias com um grupo de clientes.

S. João: decorar a instituição de acordo com o tema. Realizar um desfile de marchas, na instituição ou participar no desfile da freguesia. Participação no Arraial Leceiro.

VIII Festival de Danças e Cantares da ALADI: convidar outras instituições para participar no festival com atuações, a realizar na ALADI.

“Pataxó Mi Ré Dó” na Casa da Música: Conhecer linguagens e recursos musicais através das várias oficinas adaptadas a pessoas com Necessidades Especiais.

JULHO

Praia: idas à praia, caminhada, jogos, entre outros.

III Encontro Interinstitucional da GNR (no Parque RARÓ): Encontro de instituições para pessoas com deficiência onde são dinamizadas pela GNR várias atividades.

Passeio de Final de Ano: visita a local de interesse a definir para celebrar o fecho de mais um ciclo de atividades.

AGOSTO

Férias de verão: saídas; momentos de lazer, como piqueniques, idas à esplanada, caminhadas, entre outros; intercâmbios com outras instituições. Encerramento do CAO para férias

SETEMBRO

Acolhimento dos clientes: promover o acolhimento e a integração dos clientes no novo ano de atividades na instituição.

Desfolhada: realizar a desfolhada na instituição, convidando alguma escola/instituição, para participar.

OUTUBRO

Todos por uma causa, todos pela diferença: participação na iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães.

Halloween: realizar uma festa convívio na instituição, com decoração de acordo com o tema.

NOVEMBRO

São Martinho: realização do Magusto Solidário para associados e convidados e lanche/convívio com utentes e colaboradores.

Banco Alimentar: participar na Campanha de recolha de alimentos promovida pelo Banco Alimentar; envolver clientes, direção, colaboradores e familiares na Campanha.

Juntos pela Arte: Realizar exposições de trabalhos, atuações na iniciativa promovida pela APPACDM de Matosinhos e Câmara Municipal de Matosinhos.

DEZEMBRO

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: sensibilizar a comunidade para a pessoa com deficiência promovendo ou participando em alguma atividade pública.

Exposição / venda de natal: divulgar os trabalhos realizados pelos nossos utentes dentro e fora de portas.

Festa de Natal: apresentação de um espetáculo alusivo à época, com a participação de clientes e colaboradores dirigidos aos familiares e amigos da ALADI.

Jantar de Natal: realizar um jantar convívio entre Direção e colaboradores da Instituição.