O Café Joyeux inaugurou o primeiro espaço no norte do país, com um projeto centrado na integração profissional de jovens adultos com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento.
O Café Joyeux, a primeira família de cafés-restaurantes solidários e inclusivos, que emprega e forma pessoas com Dificuldade Intelectuais e de desenvolvimento, incluindo perturbações do espectro do autismo, trissomia 21 e outras condições, abriu portas no Norte do País, mais concretamente no Norte Shopping.
Neste novo espaço, oito jovens fazem parte da equipa, representando mais de metade dos colaboradores. Para todos, este é o início de um percurso profissional acompanhado e orientado para a sua autonomia. Ao longo de dois anos, os colaboradores passam por quatro áreas da restauração — atendimento em caixa, mesa, cozinha e barista — adquirindo experiência e formação especializada. No final do percurso, recebem certificação como profissionais polivalentes.
No Café Joyeux, o modelo assenta também na sustentabilidade social: a totalidade das receitas é reinvestida no crescimento da marca, permitindo alargar este projeto inclusivo e criar mais oportunidades de emprego.

