Em janeiro, os utentes da ALADI levaram a tradição das janeiras até diversos locais da freguesia de Lavra e Perafita.
Manda a tradição que, no início de cada ano, se cante as janeiras pelas ruas. Como já é habitual, a ALADI fez-se à estrada para manter viva esta tradição. Depois de interpretarmos canções alusivas à quadra na instituição, a Escola de Agudela, em Lavra, foi das primeiras a receber o grupo, seguindo-se o Centro Social Padre Ramos para uma tarde cheia de música e confraternização com os utentes.
A 11 de janeiro, fomos espalhar a tradição do "Cantar das Janeiras" até ao Centro Social Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto para alegrar os idosos desta instituição sediada no centro de Perafita. No final da atuação, foi-nos oferecido um presente em lã elaborado pela comunidade sénior deste espaço.
A Junta de Freguesia de Lavra também nos recebeu de braços abertos. Antes da despedida, tivemos ainda direito a um lanche-convívio preparado por este espaço público.
O mês de janeiro não podia terminar sem a presença da escola EB 2/3 Dr. José Domingues dos Santos na instituição. Um grupo de alunos da disciplina de música cantou para os utentes e funcionários da ALADI e, como forma de agradecimento, os estudantes foram presenteados com algumas músicas e um lanche.