A ALADI associou-se a um método inovador em Portugal, em que passa pela reutilização de telas de publicidade.
Parece ser uma invenção futurista, mas na verdade já está implementada em Portugal há alguns anos. A empresa Clearspot, operadora de publicidade exterior, desenvolveu outdoors que ajudam na purificação do ar e, para que isso aconteça, é necessário que a tela seja composta por dióxido de titânio que, com a luz solar, ativa um processo que desintegra até 85% dos elementos poluentes presentes na atmosfera.
Apesar destes resultados positivos para o meio ambiente, este método pioneiro no nosso país passou também pela reutilização dessas mesmas telas de publicidade. A ALADI associou-se ao projeto “Manifesto On/Off”, que consiste na transformação das telas em objetos, essencialmente sacos reutilizáveis. Esta iniciativa solidária e simultaneamente de responsabilidade ambiental permite à ALADI angariar verbas com o processo de reutilização das telas.
À edição do mês de maio da revista Marketeer, a empresa Clearspot garante que as mesmas telas poderão continuar a purificar o ar mesmo depois de já terem sido transformadas.