A ALADI foi convidada a juntar-se ao painel de oradores para comemorar os 18 anos do Voluntariado em Matosinhos. A instituição apresentou o trabalho desenvolvido com os utentes na vertente do "Voluntariado dos Afetos" e do "Voluntariado Inclusivo".
Moderado pela apresentadora de televisão Catarina Furtado, decorreu esta quinta-feira, dia 17 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o fórum dos 18 anos do VEM - Voluntariado em Matosinhos.
A sessão de abertura contou com a Ex.ª Senhora Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e a Vice-Presidente da CASES, Carla Ventura.
Seguiu-se o primeiro painel do dia, intitulado "Projetos de Inovação e Inclusão no Voluntariado", com os seguintes oradores: Nuno Matos (Vereador do Desporto, Juventude e Voluntariado); Catarina Oliveira (nutricionista, criadora de conteúdos digitais); Joana Figueiras (Diretora Técnica da AFUA) e Cláudia Correia (Educadora Social na Pista Mágica).
Marlene Barros, Técnica Superior de Reabilitação na ALADI, também participou no evento com o tema "o papel dos voluntários e as oportunidades dos utentes de integrar a bolsa total como terapia inclusiva". A nossa instituição apresentou o trabalho desenvolvido com os utentes na vertente do "Voluntariado dos Afetos", em que se pretende que os voluntários provenientes do VEM deem "atenção e passem tempo de qualidade com os utentes", uma vez que as "equipas de Lar apresentam dificuldades em se dedicar exclusivamente a eles, paralelamente às tarefas que têm a desempenhar".
Também se abordou o "Voluntariado Inclusivo", mais uma vez em parceira com o VEM, em que os utentes de CACI (Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão) desenvolvem voluntariado em diversas áreas da comunidade, tais como no Banco Alimentar, na CROAM e no centro ambiental do Parque Ecológico do Monte de São Brás.